Temos o prazer de a/o convidar para a inauguração da exposição de pintura da Dulce Barata Feyo, que realizaremos este Sábado, 16 de Março, entre as 17:00 e as 20:00, com a presença da autora.

“Ó Paraíso! O teu rival é este lugar.
(Bispo Hildebert de Laverdin)

Sim. é este lugar mágico inventado pela Maria Dulce Barata Feyo e desvendado na sua pintura. É este jardim feito de transparências delicadas, de uma realidade sem tempo – ou fora do tempo – evocando mil fantasias inebriantes. Utilizando o acrílico leve e delicadamente como que aguarelando contornos indefinidos, sugerindo tudo quanto a destreza da nossa polissemia (ou o plural dos nossos sentidos) permita imaginar.

Desafiando-nos para a indagação, sugerindo-nos o não previsível. Jogando às escondidas entre o que nos parece mas, se calhar, não é, o que poderia ser e o que realmente pretende representar, resta-nos o percurso pelos caminhos do imponderável e poético – último refúgio onde se projectam o espanto e a fantasia. Ou a surpresa. No descobrimento das formas que, parecendo habituais e já nossas conhecidas, escondem o mistério e a ambiguidade do inclassificável.
[…]”

-Helder Pacheco