Cyrielle Marchetti | Luciana Florence | Maria Ulécia

Através de peças inéditas e únicas, reunimos no espaço da CódigoDesign sensibilidades da França, do Brasil e de Espanha, possivelmente já com influências portuguesas, pois é entre nós que todas elas escolheram habitar, integrando-se e enriquecendo a ampla história portuguesa da cerâmica.
“Revisito a ânfora grega, uma das mais antigas formas de artefacto, tentando questionar o seu lugar na tradição da cerâmica e na história da arte; e, por inerência, a fronteira entre artesanato e arte.
A acção de uma certa sensibilidade pop produziu peças muito geométricas, que perdem gradualmente a sua função utilitária até serem completamente abstraídas nas suas esculturas totémicas, com volumes muito simples, que lembram os jogos de construção das crianças.” -Cyrielle Marchetti
“Gosto das ervas daninhas. Identifico-me com elas. Persistentes, crescem uma e outra vez, mesmo após serem arrancadas, e defendem-se com raízes profundas, e até com espinhos se for necessário. Além disso, parecem-me preciosas, tão especiais como as plantas mais delicadas.
A similitude na forma das folhas de duas plantas distintas fez-me pensar na injustiça com que classificamos tudo e estabelecemos categorias – o bom, o mau, o belo, o feio, o daninho. E, com isso, decidimos o seu futuro. Usei as folhas todas por igual, sem categorizar, como tributo à beleza.” -Maria Ulecia
“Tenho um contínuo interesse pelos contrastes nas qualidades materiais da cerâmica. E Procuro levar a matéria-prima ao seu limite.
O presente trabalho gira em torno da memória, do misticismo, do feminino e da habilidade material. Proponho uma ode à Hekate, deusa da mitologia grega associada muitas vezes ao fogo, à luz e à magia. Concebida aqui em pequenas ânforas; que faço acompanhar por cabeças de pássaros, a representar os poderosos grifos.
Com a desconstrução de um objecto utilitário e ancestral através da integração de uma divindade e de um ser poderoso tento questionar o lugar do feminino.” -Luciana Florence