No dia 20 de Setembro (2018) inauguramos, na CódigoDesign a partir das 21:30, a exposição Learning by Heart de Isabel Quaresma. Junte-se a nós para conhecer o mais recente trabalho desta autora, que une a escultura, o desenho e a arte têxtil, através da percepção das dinâmicas do corpo, da tradição e do ‘coração’.

“Há uma relação directa entre os processos do têxtil e do desenho – ambos se constroem a partir da linha (declinada nas suas várias formas e estados). Eu trabalho essa intersecção entre o têxtil e o desenho através da consciencialização das funções do corpo actuante que desenvolve esses processos – levo para a estruturação do desenho o carácter repetitivo de utilização da linha usualmente aplicado à produção de um tecido; através da execução de nós, construo os meus tecidos de grandes dimensões com a mesma intencionalidade do gesto que se usa para produzir um desenho; ao actuar conscientemente, o gesto do corpo produz significações em ambos os processos.

As minhas produções assumem um carácter visceral, na medida em que, simultaneamente, revelam o gesto do meu corpo, e me fazem sentir o corpo através desse mesmo gesto. E visceral será certamente uma adequada asserção para o desenho de cariz táctil que se constrói com a corda, pois não tem ‘corda’ a mesma etimologia de ‘coração’ (‘um tubo no qual foi dado um nó’)? E, tal como na biologia, o (seminal) cruzamento repetido de elementos produz uma continuidade – no tempo para aquela, no plano para o têxtil.

Se considerarmos que para ‘saber de cor’, os ingleses dizem ‘learning by heart’, podemos situar a memória no coração, e pensar que a memória que se perpetua no tempo através do desenho, também se pode desenhar e perpetuar no plano têxtil através do enredo dessas fibras viscerais.”

Isabel Quaresma