A partir do dia 25 de Novembro (2017) a CódigoDesign acolherá a exposição de pintura e instalação ‘Retentores de Sonhos’ da Maria Beatitude.

“A personagem das telas é a própria autora, que aqui afirma a sua necessidade de sonhar, e de lutar pelos seus sonhos; e incita o espectador ao mesmo. Os ‘retentores de sonhos’ são simples objectos do dia-a-dia.

Se mantivermos os sonhos neste universo de referência, podemos assumir que as telas remetem essa luta para o nosso ambiente de proximidade; antes, ou em vez, de apontar a efabulações de desejos distantes da nossa realidade, e, portanto, pouco (ou nada) concretizáveis.

Alguns elementos aproximam-se do devaneio, integrando um carácter lúdico que parece sugestivo do prazer de pintar; pela pintora que é ao mesmo tempo sujeito nestas composições. Os fundos neutros e densos permitem toda a atenção para esse sujeito, mas neles percebemos claramente a praxis da pintura, pelo que os sonhos aqui defendidos podem bem começar por remeter para o desejo de continuar esse prazer que é, afinal, o seu trabalho.”

Deixe uma resposta