Temos o prazer de a/o convidar para estar presente na inauguração da exposição de desenho, pintura e gravura ‘O Que Trago De Nós’ de Samuel Ornelas, a decorrer na CódigoDesign no próximo Sábado 18 de Maio (2019), a partir das 16:30.

Samuel Ornelas manifesta uma relação com as pessoas e as paisagens que retrata; e consigo próprio, muitas das vezes. Na sua obra, aquilo que sente é tão importante como os elementos físicos que se lhe deparam. Na sua percepção há intersecções entre o tempo e o espaço, entre a luz e a matéria, entre as sombras e a matéria, entre o espírito e todas essas outras.
Apesar de também desenhar e pintar, o Samuel dá prioridade à gravura, sobretudo à xilogravura, que executa em tiragem única ou de edição extremamente reduzida. Porque nela é necessária uma quase absoluta intencionalidade assertiva do gesto, uma constante concentração tendente a uma atitude, e um estado, quase meditativos; e porque tal conduz a maior consciência de si e da sua presença no mundo; porque o gesto de gravar pode simbolizar a(s) nossa(s) incisão(ões) neste mundo que habitamos; porque nesse gesto, árduo na sua continuidade, de arrancar pedaços à madeira podemos interpretar uma transcendência da matéria em luz [na imagem final].
E quando desenha ou pinta, de certa forma, Samuel acaba por emular o gesto de gravar, como se quisesse entalhar também o papel e a tela.