Exposição de Sacha Habermann, com curadoria de José Rosinhas

patente de 20 Janeiro a 03 Março 2023

“Damos início à programação de exposições temporárias para 2023 com uma mostra de Sacha Habermann (Alemanha, 1967), que celebra neste mesmo ano vinte anos de um percurso expositivo nacional e internacional. Trata-se de apresentar uma obra ímpar e de grande qualidade plástica. O projecto curatorial baseia-se numa selecção e num olhar sobre o trabalho produzido pelo pintor de 2020 até 2022, em cujas pinturas está patente a influência do Expressionismo Abstracto e do Neo-Expressionismo alemão, este último vulgarmente conhecido como Neue Wilde/Novos Selvagens. Habermann, resgata assim a pintura como meio de expressão e de identidade cultural de cidadão do mundo, mas com uma forte vertente germânica.

Algumas das suas pinturas expostas seguem o formato característico dos seus trabalhos, no qual os rectângulos de cor monocromática parecem flutuar dentro dos limites do quadro. Toda a sua pesquisa e prática artística vai cada vez mais ao encontro de uma simplificação maior da forma. Com certeza que a obra do pintor expressionista abstracto Mark Rothko (1903 – 1970) influenciou o seu processo de trabalho e de pesquisa.

Uma das características gerais da pintura neoexpressionista é o uso de materiais diversos, assim a reutilização de materiais do quotidiano também estão presentes nas suas obras, veja-se o caso das molduras que são trabalhadas plasticamente com tampas de latas. Este material suporta simultaneamente uma textura visual e táctil únicas e permite à moldura ser um elemento integrante e complementar da pintura.”

-José Rosinhas